A Sessão

Quando
O ideal é que a sessão aconteça até os primeiros 15 dias de vida do bebê. Sendo importante agendar para um dia em que o bebê não tenha consulta médica, nem faça vacina ou teste do pezinho, para que ele não fique agitado durante a sessão. A sessão é demorada e requer muita paciência, portanto também é recomendável que a sessão seja agendada para um dia em que os pais não tenham compromissos.

Local
Ofereço serviço de fotografia domiciliar. A fotógrafa é quem se desloca até a casa dos pais, levando os equipamentos e acessórios necessários, devidamente higienizados. O espaço a ser usado é escolhido levando em consideração o tamanho, a iluminação e a possibilidade de aquecimento do ambiente na temperatura ideal para o bebê.

Duração
A sessão acontece no período da tarde, com o tempo de duração entre 3 e 5 horas, dependendo do aproveitamento fotográfico da sessão. Este tempo varia bastante, pois é preciso respeitar o tempo do bebê, havendo pausas sempre que necessário para que mame, entre em sono profundo e para que seja limpo. Como o bebê fica sem fraldas, é comum e bastante provável que ele faça xixi ou cocô na fotógrafa ou em quem participar da sessão, e isso não deve preocupar os pais.

Acompanhantes
Para garantir um ambiente tranquilo e evitar agitar o bebê é recomendável ter poucas pessoas no local da sessão. Os pais ou outro acompanhante podem ajudar muito na sessão. É muito importante que todas as pessoas envolvidas conheçam e concordem com a realização da sessão, confiando no trabalho da fotógrafa, que é feito com muito cuidado e carinho.

Produção
A fotógrafa leva os acessórios para a produção do bebê. Também é possível fotografá-lo com algum acessório ou objeto significativo da família.
Como o ambiente é aquecido na temperatura ideal para o bebê (28 a 30° C), sugere-se que as pessoas que acompanharão a sessão vistam roupas leves.
Irmãos mais velhos do recém-nascido que queiram fotografar com ele devem se fazer presentes no final da sessão.
Mães, pais e irmãos que irão fotografar com o bebê devem estar preparados, vestidos com roupas sem estampas, com tonalidade similar e cores neutras, como branco, preto ou bege, por exemplo.

Segurança
A segurança do bebê está em primeiro lugar. Algumas poses só são realizadas se o bebê estiver em sono profundo.
As mãos e os acessórios utilizados são devidamente higienizados.
Caso a fotógrafa adoeça ou esteja resfriada a sessão será adiada para preservar e priorizar a saúde do bebê.